Após ser ovacionada pelo público que lotou o Theatro Municipal do Rio de Janeiro neste domingo, a Orquestra Ouro Preto, regida pelo maestro Rodrigo Toffolo, segue com a turnê de lançamento do DVD The Beatles. A próxima parada será quarta-feira, dia 26 de julho, às 20h, no Teatro Guaíra, em Curitiba, a preço popular. Esta é a primeira vez que a OOP se apresenta na capital paranaense. O concerto integra a Turnê Nacional de lançamento do DVD e conta com patrocínio da SulAmérica, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Dialogando os universos da música erudita e popular, o DVD propõe uma vibrante viagem sonora pela biografia musical do quarteto de Liverpool, a partir de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma orquestra de cordas e uma banda de rock.
Gravado ao vivo, no Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte, o repertório do DVD abrange todo o período de produção artística dos Beatles, de grandes sucessos, que há muito fazem parte do imaginário coletivo, até canções menos conhecidas do grande público, em arranjos inéditos, assinados pelo jovem violinista Mateus Freire. Destaque para Day Tripper, In My Life, Penny Lane, Because, Something e With a Little Help From My Friends.
As músicas privilegiam a linha melódica original das canções, com os violinos, violas, violoncelos e baixo, substituindo a palavra cantada. De acordo com o maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto, o objetivo da escolha é manter fidelidade às peças, “desvendando a complexidade melódica das canções do grupo e, ao mesmo tempo, reafirmando o caráter atemporal da obra do quarteto de Liverpool”, explica.
Sucesso de público e crítica, o espetáculo que compõe o DVD alcança aproximadamente uma centena de apresentações por vários estados do Brasil, incluindo também a participação na International Beatle Week, em Liverpool, no ano de 2012, em três elogiados concertos, tornando-se a primeira orquestra do mundo a participar do tradicional evento destinado a beatlemaníacos de todo o mundo.
O DVD foi dirigido por Marco Aurélio Ribeiro (Navalha Audiovisual) e teve direção artística do maestro Rodrigo Toffolo. O áudio foi mixado e masterizado pelo engenheiro de som alemão Ulrich Schneider, com passagens por grandes orquestras do Brasil e do mundo.

Anúncios